Tutorial – Configurar WordPress

1. Registrar o Domínio

Antes de criar site WordPress, você precisa saber que sem um domínio não há como as pessoas acessarem seu site. Caso você não saiba, nome de domínio é o endereço que seu site recebe na internet – por exemplo o meu: “f8life.com”.

O registro do domínio pode ser feito em diversas organizações chamadas de Registrars.

2. Escolher uma Hospedagem

Para que as pessoas acessem seu site ele precisa estar em um servidor web.

Este servidor precisa ser confiável e garantir a qualidade do acesso. Você também precisa ver os recursos da hospedagem para ver se está adequada às suas necessidades.

Aqui estão alguns pontos que você deve analisar antes de contratar uma empresa de hospedagem:

Limitações

  • Será que suporta o WordPress?
  • Quantos domínios você pretende criar?
  • Quanto espaço em disco vai precisar?
  • Este servidor de hospedagem garante o acesso (up-time)?

Empresa

  • Há quanto está no mercado?
  • O que seus usuários dizem?
  • Como é suporte desta empresa de hospedagem?

Custo

  • Qual o custo do plano que você precisa?
  • Se você precisar escalar e fazer upgrade, será possível?
  • Quais são os custos adicionais?
  • Você pode testar por um tempo?

Eu sugiro sempre o Go Daddy ou o Amen (para quem está em Portugal).

3. Configurar o DNS (Domain Nameservers)

Se você contratou domínio e hospedagem juntos, pode ser que você não precise se preocupar com isso. Mas no geral, você terá que apontar seu domínio para sua hospedagem. Isto é feito através da configuração de DNS.

Quando você contrata um servidor de hospedagem, geralmente você recebe um e-mail com diversas intruções de acesso, uma delas é o DNS. Normalmente é algo do tipo “ns1.dominioservidor.com” e “ns2.dominioservidor.com”.

Com estes dados, você deverá acessar o painel de gerenciamento do seu domínio e editar as configurações de DNS. Depois de fazer isso, você vai ter que esperar um período de até umas 24 horas, que chamamos de “propagação de domínio”. Para saber se seu domínio já foi propagado, logo, que está acessível, basta digitá-lo no navegador.

4. Instalar o WordPress

Bem, chegamos ao ponto X deste guia sobre criar site com WordPress. Tendo feito todo processo até aqui, você está pronto para instalar o WordPress. Para isso, você pode recorrer à diversos métodos.

Instalar o WordPress por FTP, por exemplo. File Transfer Protocol (FTP), é o método mais comum de transferência de arquivos entre seu computador e o servidor de hospedagem.

Você pode baixar a versão mais recente do WordPress e enviar para sua conta de hospedagem usando o FTP. Para isso, você deverá usar um cliente FTP, por exemplo, o Filezilla.

Você também poderá usar o método de instalação automática que os servidores de hospedagem geralmente oferecem. Com poucos cliques você consegue instalar facilmente o WordPress.

5. Escolher um Tema

Toda parte visual do site WordPress é representada pelo que chamamos de Tema, em outros casos recebe também o nome de Template, Layout, Design ou Modelo.

Existem milhares de temas WordPress gratuitos no diretório oficial do WordPress, mas existem excelentes temas pagos chamados de premium. Você também pode querer criar um tema WordPress personalizado, do zero.

Você tem sim que pensar em como este tema vai satisfazer suas necessidades e o quanto ele pode ser personalizado, mas acima de tudo, como seus clientes vão responder à ele, acima do seu gosto pessoal. Se for um blog pessoal tudo bem, mas se for criar o site da sua empresa, pense menos nos seus gostos e mais no que o seu cliente espera ver.

6. Segurança com WordPress

O WordPress já é bem seguro, e na maioria dos casos você pode adotar ações simples e garantir ainda mais esta segurança. Vale dizer que nenhum site é 100% seguro, mas você deve fazer o básico para dificultar que alguém tente explorar seus site.

A ação mais importante que você pode adotar, é fazer backups regularmente do seu site, porque independente do quanto você invista em segurança, ainda sim seu site pode ser “invadido”. Além disso, vou mostrar a você algumas ações básicas que você deve seguir ao criar um site no WordPress:

  • Mantenha seu Site WordPress atualizado;
  • Não use “wp_” como prefixo das tabelas do banco de dados;
  • Remova a versão do WordPress do site;
  • Não use o nome usuário “admin”.

Um plugin que pode ajudá-lo a fazer isso é o WP Security Scan.

7. Crie as Páginas Essenciais

Ao acessar seu site, seu visitante deve ser capaz de encontrar facilmente o conteúdo que deseja. Você pode facilitar bastante sua navegação criando as principais páginas do site, tais como:

  • Home
  • Sobre
  • Produto ou Serviço
  • Contato

Pronto, com esses passos prontos, você pode começar o seu site de produtos, serviços ou um blog de um assunto do seu interesse! Boa sorte!