Checklist – A sua Marca Pessoal

Uma marca pessoal precisa ser consistente, transmitir valores, conhecer o próprio público, utilizar corretamente cores, fontes e ícones, padronizar imagens, definir o tom de voz da marca e estar conectado e disponível para o público alvo. Neste artigo eu quero te mostrar todos os itens que precisam estar claros e definidos num processo de criação de marca.

Qual é o seu público?

Quem compra os seus produtos? Quem lê o seu blog? Quem precisa dos seus serviços? Ter isso em mente é essencial quando for escrever no blog, criar campanhas de marketing, escolher as redes sociais e outros ações ligadas a sua marca.

Quais valores você oferece?

Saiba quais são os valores e pontos positivos que vão fazer o cliente escolher a sua marca no meio das outras.

Como você visualiza a sua personalidade?

Quem é você? Como você cativa os seus seguidores?

Como você pode causar emoção no seu público?

Com a sua história? Com seu histórico profissional ou acadêmico? Viagens? Seja criativo, e dê algo para que as pessoas te admirem!

Qual a sua história? Quando você deve conta-la?

Escreva a sua história primeiro para você mesmo, assim você verá que vai encontrar muitas coisas que podem inspirar os outros, e as vezes até você mesmo, por situações passadas ou problemas superados.

Sua marca é consistente?

Você tem um conceito central? Um tópico ou área de especialização? As suas redes sociais condizem umas com as outras e com o conteúdo?

As pessoas entendem facilmente a sua mensagem?

Não adianta criar um conceito por trás da sua marca e não conseguir transmiti-la ao seu público…será que o seu público entende a sua mensagem?

Você usa a comunicação adequada para o seu público e para cada rede social?

Cada rede social exige um cuidado especial, uma linguagem apropriada e até mesmo imagens ou videos adequados. Criar um plano de marketing digital com cronograma, objetivos e estudo dos insights de cada uma é fundamental para o crescimento da sua marca.

Você tem um logo e um padrão visual?

O seu logotipo mostra o tipo de serviço/produto que você oferece? Mostra quem você é, seu estilo, valores..?

Você utiliza a fonte correta?

A escolha da fonte é importante para que a leitura do seu conteúdo seja fácil, e também para que siga um padrão de identidade visual no seu site, rede sociais ou materiais impressos.

Você utiliza as cores certas?

As cores criam associação e podem criar sensações quando escolhidas corretamente.

Você cria interação com a sua audiência nas redes sociais?

Questionar os seus seguidores, pedir a opinião, criar promoções ou sorteios criam além da interação dos seus seguidores com a sua marca (você) também os incentiva a compartilhar o seu conteúdo.

Você segue um padrão nas suas imagens (filtros, estilo, tempo)?

As suas imagens recebem os mesmos filtros, mesmas edições, mesmas fontes quando contém escrita? São alinhados da mesma forma, existe um grid padrão? Se não, o ideal é criar algumas bases e depois só encaixar as imagens nesse arquivo padrão.

Você tem um guia para sua identidade visual ter um padrão?

Não são apenas as grandes marcas que precisam de um manual de identidade visual. Criar um manual para toda a parte visual da sua marca, vai te ajudar a ter uma marca consistente, e se tiver colaboradores ou parceiros, eles vão saber respeitar os padrões da sua marca e ela nunca será descaracterizada por mal uso.

Você demonstra disponibilidade e está conectado com o seu público?

Você está disponível para conversar com a sua audiência? Ser acessível cria fidelidade, confiança e amizade. Não seja algo inatingível, e vai sempre ter fiéis seguidores.

Checklist: 

  • Essência, visão, valores, missão;
  • Logo
  • Cores;
  • Fontes;
  • Imagens;
  • Templates prontos;
  • Linguagem de comunicação;
  • Domínio;
  • Website Responsivo;
  • SEO
  • E-mail;
  • Presença nas redes sociais;
  • Banco de dados;
  • Plano de marketing digital;
  • Colaboradores para postagens;
  • Campanhas de marketing digital;
  • Anúncios no Facebook e Adwords.

Se você encontrou todas as respostas acima e tem a certeza que sua marca segue estes requisitos, parabéns! Se tiver dúvidas em como responder alguma delas mande um e-mail para mim com as suas questões.

Se acha que está muito longe de obter as respostas, saiba que uma sessão de esclarecimento pode te ajudar a responder todas essas questões e ainda clarear suas idéias, te colocar na direção certa, definir objetivos ou desenvolver novas competências para novos caminhos da sua vida profissional.